quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

7º aula20/01/2011 - última aula depois férias....

Plano de Aula Lizi/Édna

1-Título
         Histórias em quadrinhos – Turma da Mônica

     2- Localização
        Laboratório de informática da escola e finalização em  sala de aula.
        Turma do 3º ano do Ensino Fundamental - Egídio Fabris 
     3- Tema
        Produção textual e Contação de história

     4- Objetivos
         Proporcionar ao aluno  o uso da informática para criarem seu próprio gibi    
         dentro de um programa educativo   - TURMA DA MÔNICA
         Incentivar o uso do computador como uma ferramenta de aprendizagem
         Motivar o aluno para a produção textual de uma forma prazerosa
         Trabalhar a interdisciplinariedade em todas as áreas possíveis
     5- Justificativa
         Apesar da informática fazer parte do nosso dia-a-dia, muitas crianças ainda não tem acesso a este veículo de comunicação e muitas escolas também não disponibilizam deste meio, mas imaginando que esta aula possa ser feita por uma turma do 3º ano, o propósito será fazer com que eles façam o uso desta ferramenta para uma atividade pedagógica.
       Esta atividade levará o aluno a comparar, analisar e criar sua própria história com os recursos disponibilizados pelo software Turma da Mônica. Os textos que serão produzidos pelas crianças poderão ser encadernados formando almanaques.
      Os alunos poderão também fazer uma troca com seus colegas para que todos tenham acesso as historinhas, possibilitando uma interação conjunta.  


6- Metodologia
   Será disponibilizado este software para cada máquina no laboratório de informática, como não tem recurso suficiente para todos, os mesmos farão o trabalho em dupla.
   Com a ajuda de uma monitora cada dupla será orientada de como será feita esta atividade, a explicação será feita no data show e logo após os alunos irão começar o seu trabalho , esta aula não será concluída no mesmo dia.
    Ao termino deste trabalho, será distribuído em sala de aula duas folhas de ofício onde os alunos colarão ao meio e depois será dividido em seis quadrados para a produção da história em quadrinho gigante
    Serão distribuídos recortes de gibis para os alunos começarem a confeccionar sua história.

  7 -  Recursos
  7.1 - Infraestrutura de informática
    Laboratório de informática com um computador para cada aluno
    Datashow

   7.2 – Ferramentas computacionais
       - Software Turma da Mônica
       - Integração de outros recursos com software
       - Gibis
  8 – Cronograma
       Este projeto será realizado no período de quatro aulas, onde os alunos terão a primeira aula expositiva e exploração livre com o auxilio da monitora e professora. Logo após os alunos passarão a trabalhar com as ferramentas propostas pelo programa, iniciando suas histórias.
      Quando esta proposta for concluída os alunos farão esta atividade em folhas de ofício para montarem o seu próprio almanaque.

9- Acompanhamento dos Resultados
- Claro que pode, o aluno que tiver este contado pode ampliar seus conhecimentos,motivando-o para a construção de novos saberes.
O uso do computador é uma ferramenta de aprendizagem significativa e prazerosa.
  

- Não pois na escola pensada, ainda não tem sala para informática, os computadores estão na escola mas não podem ser usados, então ficarão defasados e não tem professor qualificado.

  -  Será Feita a apresentação pelo datashow e depois exploração livre para os alunos poderem conhecer  o programa.  


                                             


  1. Título: Descobrindo o AVA
  2. Localização: Laboratório de informática da escola - turma do 3º ano do Ensino Fundamental
  3. Tema: Utilização do Webfólio, Fórum e Acervo da turma
  4. Objetivos:
Proporcionar ao aluno o uso da informática com exploração do ambiente de aprendizagem;
Incentivar o uso do computador como uma ferramenta de aprendizagem
  1. Justificativa:
As novas tecnologias vêm promovendo uma nova descoberta da comunicação nas aulas e entre as pessoas. Esta atividade busca desenvolver a interatividade e a comunicação entre o aluno e os ambientes virtuais, cabe a escola oportunizar aos alunos estes momentos. Apesar da informática fazer parte do nosso dia-a-dia, muitas crianças ainda não tem acesso a este veículo de comunicação e muitas escolas também não disponibilizam deste meio, mas imaginando que esta aula possa ser feita por uma turma do 3º ano, o propósito será fazer com que eles façam o uso desta ferramenta para uma atividade pedagógica.
            Esta atividade levará o aluno a comparar e analisar a história dos colegas com os recursos disponibilizados pelo ambiente de trabalho, possibilitando uma interação conjunta e também trabalhar com as críticas dos colegas.
  1. Metodologia:
Após a construção da História em Quadrinhos – Turma da Mônica, cada aluno receberá um login e uma senha para acessar o AVA. A professora e os alunos deverão explorar o ambiente para conhecimento das ferramentas, em específico o webfólio, o fórum e o acervo da turma.
Após cada aluno deverá postar seu gibi (sua história) no webfolio na pasta História em Quadrinhos.
No fórum em duplas cada dupla deverá fazer um comentário da história do da outra dupla, após o comentário cada um deverá criar uma continuação para a história do colega e postar no acervo da turma.
7.    Recursos: Laboratório de informática com um computador para cada aluno e acesso ao Ambiente Virtual.
8.    Cronograma: Este plano será realizado especificamente em duas aulas, mas claro que este ambiente poderá ser utilizado para outras atividades.
9.    Acompanhamento dos Resultados: será avaliado a participação e empenho do aluno na realização das atividades.



Um comentário:

  1. Colega, parabéns pelo blog, ficou tri bacana...
    Também foi bem bacana ser seu colega tanto em Psi. de Grupos como em Inf. na Edu.

    Espero q continue atualizando seu blog, pois vou passar sempre por aqui.

    Super abraço e super férias pra ti.

    ResponderExcluir